Início

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

HORA DE PLANTAR - Apreensão entre agricultores é crescente


Image-0-Artigo-1788123-1
Falta umidade à terra para receber as promissoras sementes
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu O primeiro mês do ano termina amanhã e as chuvas na pré-estação (dezembro e janeiro) ficaram bem abaixo da média histórica para o período. A escassez de água e o baixo índice pluviométrico vêm preocupando os produtores rurais no sertão cearense. Até mesmo na região Sul do Ceará (Cariri), onde as precipitações chegam mais cedo, não há plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente da chuva) iniciado.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em dezembro de 2014 choveu, em média, apenas 6,2 mm, menos 78,9% da média histórica, que é 29mm. Em janeiro, até ontem, foram registrados 32mm, isto é, 67,6% inferior à média do período que é de 98,7mm. Nesses últimos dois meses, houve, portanto, desvio negativo nos índices pluviômetros.
Os dados registrados confirmam, até agora, os prognósticos anunciados em novembro pela Funceme para o trimestre - dezembro, janeiro e fevereiro. Havia 42% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média histórica. Para o período de fevereiro, março e abril o órgão prevê um índice mais acentuado, ou seja, há 64% de chances das precipitações permanecerem inferiores à média histórica.
"Infelizmente, as condições de temperatura do Oceano Atlântico não são favoráveis", afirmou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema de nuvens causador de chuvas no sertão cearense permanece afastada, um pouco acima da linha do Equador. Sem previsão de chuva para os próximos dois dias, não deverá haver mudança significativa na pluviometria média deste mês de janeiro.
O meteorologista Leandro Valente observou que, mesmo que o índice pluviométrico fique abaixo da média, conforme as previsões, ocorrerão chuvas intercaladas com períodos de veranicos (quando se verifica cinco ou mais dias sem registro de precipitações). Haverá também eventos extremos, isto é, pluviometria elevada, acima de 100mm e localizada. "A irregularidade das chuvas é típica de ano com estiagem", disse.
No campo, o clima é de preocupação. Em Várzea Alegre, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município, lançou um programa de preparo de terra para o plantio de sequeiro e obteve a adesão de 600 produtores rurais. A falta de chuva fez com que a maioria ainda não preparasse o solo. "Até hoje, menos de cinco por cento prepararam o terreno", disse João Alves, um dos coordenadores do programa de incentivo à agricultura familiar. "Nesse ano só caiu uma neblina, menos de 15 mm e não deu para molhar a terra".
No município de Iguatu, a situação é semelhante. A secretaria de Agricultura firmou parceria com os agricultores e lançou um programa de preparo de terra, entretanto, até ontem, não houve condições de trabalho. "Ninguém se interessou e a terra está seca, impossibilitando o uso das máquinas para o corte do terreno", disse a secretária de Agricultura, Edileuza Pereira. "Esperamos que em fevereiro as chuvas caiam com intensidade".
O agricultor Pedro Alves, morador da localidade de Retiro, zona rural de Iguatu, está pessimista: "Já decidi que não vou plantar nesse ano porque o tempo está muito atrapalhado". Na localidade de Gadelha, o produtor rural, José Campos, não acredita nas previsões de chuvas abaixo da média: "O inverno vem tarde, será no fim de março".
O gerente local do escritório da Ematerce, Erivaldo Barbosa, disse que ainda não há previsão de entrega das sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar para os agricultores cadastrados. "Na próxima quarta-feira a gente deve começar a distribuir para os municípios da região", explicou. A entrega para os produtores rurais depende de autorização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).
No ano passado, a distribuição começou no início de fevereiro na região Centro-Sul. A região do Cariri cearense, onde as chuvas começam mais cedo, também não iniciou a entrega das sementes aos agricultores. A terra permanece seca.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves, defende que as sementes devem chegar logo nas mãos dos agricultores. "Eles sabem o momento certo de plantar e devemos aproveitar as primeiras chuvas porque pode faltar mais pra frente", frisou. Barbosa acredita que essa será a estratégia da Ematerce. "Antes, o governo esperava que a terra estivesse úmida para o plantio, mas agora com tantas incertezas, acredito que distribuirá logo".
Mais informações:
Funceme
Fone: (85) 3101. 1117
www.funceme.br
Ematerce em Iguatu
Fone: (88) 3581. 9478
Honório Barbosa
Colaborador
Fonte: DN

Processo contra Camilo é arquivado no TRE



Image-0-Artigo-1788590-1
Ontem foi a despedida da desembargadora Iracema do Vale como presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Hoje, ela assume a presidência do Tribunal de Justiça. O desembargador Abelardo Benevides é o novo presidente do TRE
FOTO: FABIANE DE PAULA
Na última sessão presidida pela desembargadora Iracema do Vale, realizada ontem, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) rejeitaram por unanimidade um recurso interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral contra o arquivamento de uma ação que solicitava a cassação do diploma do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e do deputado estadual reeleito e atual secretário das Cidades, Ivo Gomes.
Ontem, a desembargadora Iracema do Vale se despediu da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, já que toma posse hoje como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em solenidade prevista para 16h. O governador Camilo Santana confirmou a presença no ato. A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, também deve participar.
Durante a última sessão como presidente, Iracema do Vale fez um discurso de despedida e também ouviu homenagens dos servidores e juízes. "Gosto de gente, do abraço, do contato e espero realizar no TJ o que fiz aqui no TRE", frisou.
Quanto à ação arquivada, ainda no dia 18 de dezembro do ano passado o procurador Rômulo Conrado ajuizou com acusações de que se teria utilizado a máquina pública para beneficiar as candidaturas de Camilo Santana e Izolda Cela. No processo, a Procuradoria alegou que a titular da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação em Senador Pompeu, Erenice dos Santos, teria se aproveitado do poder hierárquico para pressionar os demais servidores a se envolver na campanha em defesa dos candidatos citados.
A inclusão de Ivo Gomes como réu ocorreu devido às acusações de que a Secretaria Municipal de Educação, órgão em que ele atuou como secretário, também foi utilizada para beneficiar as candidaturas de Camilo Santana e Izolda Cela.
"De fato, verifica-se forte empenho de Coordenadores de CREDEs (Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação) em organizar reuniões e mobilizar pessoas da área educacional - inclusive alunos da rede estadual - com o propósito de pedir votos para Camilo e Izolda, entregar material de campanha dos referidos candidatos e "persuadir" (ou melhor pressionar) servidores e terceirizados (e até mesmo alunos) a votar neles e a declarar seu apoio às suas candidaturas", destaca o texto da ação ajuizada.
O relator do processo, desembargador Abelardo Benevides, em decisão monocrática ainda no dia 6 de janeiro, julgou como improcedente ao argumentar que não constatou elementos suficientes para confirmar a prática da conduta vedada e ainda justificou que a participação dos servidores na campanha eleitoral dos candidatos citados ocorreu fora do horário de trabalho.
"Eu arquivei monocraticamente, porque uma diretora de escola não pode fazer campanha, mas num sábado ou domingo, ela pode, como qualquer cidadão. Infelizmente, não é lá muito ético, mas não é ilegal. O cidadão fora do horário de trabalho dele pode se manifestar, salvo algumas pessoas não têm esse direito. Os juízes, por exemplo, não podem", explicou o desembargador Abelardo Benevides.
Unânime
Na última segunda-feira, no entanto, a Procuradoria Regional Eleitoral recorreu com um agravo regimental, obrigando o desembargador a submeter ao Pleno a decisão democrática. De forma unânime, os juízes concordaram com o argumento de Abelardo Benevides, acompanhando o voto do relator.
Além desse processo, o procurador regional eleitoral aguarda a apreciação de outras duas ações ajuizadas por ele em que também solicita a imposição de sanções que podem resultar na cassação de diploma devido a denúncias de captação ilícita de sufrágio durante as eleições.
No lugar de Iracema do Vale, quem já assume hoje o cargo de presidente do TRE é o desembargador Abelardo Benevides em solenidade prevista para iniciar às 9h. "Nós vamos empreender um trabalho de continuidade, prosseguindo com as atividades da Justiça Eleitoral. Evidentemente que cada um tem as suas características, o seu perfil, acrescentando uma coisa ali e outra aqui, mas com o propósito de melhorar cada vez mais a atuação", promete o novo presidente do órgão.
O desembargador Abelardo Benevides também assegurou o compromisso com a agilidade nos julgamentos sem comprometer a cautela necessária. "Nós continuaremos trabalhando permanentemente, dando respostas no menor tempo possível, sem atropelos", garantiu.

Preparativos para Premium II afetaram rotina no Pecém


Image-0-Artigo-1788524-1
Os avisos sobre a área destinada à refinaria permanecem expostos na região
FOTOS: LUCAS DE MENEZES
Image-1-Artigo-1788524-1
O empresário Graco Chaves lamenta a queda na movimentação do restaurante que inaugurou há um ano e quatro meses na comunidade de Bolso
Image-2-Artigo-1788524-1
Há um mês dividindo uma casa com outros sete colegas de profissão, o soldador maranhense Edvaldo Ferreira procura uma oportunidade de emprego no Pecém
Image-0-Artigo-1788645-1
Tasso criticou ainda o que chamou de "falta de indignação" da bancada federal cearense
FOTO: HELOSA ARAÚJO
Image-0-Artigo-1788523-1
Foster afirmou que a produção de óleo da companhia 'certamente será atenuada nos próximos anos'
O aviso de "acesso restrito - Petrobras", à beira de uma estrada interditada para receber o empreendimento que, prometia-se, transformaria a economia cearense, chega a ser irônico. Mais do que gerar gastos milionários ao tesouro estadual, os preparativos para a implantação da refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), impactaram na rotina de centenas de pessoas que residem ou trabalham ao redor da área destinada à usina, que foi descartado nesta semana pela Petrobras.
A poucos quilômetros do local onde está sendo instalada a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), parte da estrada que dá acesso à comunidade de Bolso, no Pecém, foi interditada para preservar a área onde seria construída a refinaria. Como resultado, desde novembro último a retirada das paradas de ônibus e as restrições ao fluxo de veículos têm prejudicado o deslocamento dos moradores e as vendas de lojas e restaurantes.
"Já cheguei a vender aqui 600 almoços por dia. Mas hoje, por exemplo, só vendi 32", conta o empresário Graco Chaves, que há um ano e quatro meses abriu um restaurante em Bolso. Nos primeiros meses, afirma, a movimentação foi satisfatória. "Até o pessoal que participou do cercamento (da área reservada à refinaria) vinha almoçar aqui", recorda. Após a interdição da via onde o estabelecimento está localizado, contudo, o número de clientes caiu continuamente.
Natural do Maranhão, onde já possuía outro ponto comercial, o empresário apostou na ida ao Pecém devido às notícias de que a região era promissora para novos negócios. "Teve muita gente que também investiu aqui. Mas essa área tá muito complicada. Eu acabei tendo prejuízo", lamenta. Ao longo da via, na qual diversos comércios com portas fechadas podem ser notados, os moradores criticam a retirada das paradas de ônibus do local, o que os obriga a andar longas distâncias para poder usar o transporte público.
"E também tem a questão da poeira. Como interditaram a estrada, os carros vêm agora do carroçal, e a poeira entra nas casas. Você tem que limpar a casa toda hora", destaca a comerciante Sildacir Andrade. "Eu não sofro tanto com os ônibus porque tenho como me locomover, mas a gente sempre dá carona pra pessoas que a gente vê andando na estrada indo pegar um ônibus", acrescenta.
Frustração
Ainda que não tenham sido afetados diretamente pelos preparativos para a Premium II, os moradores do centro de Pecém também lamentam o anúncio de cancelamento do projeto. "Essa refinaria era uma esperança de melhoria pra gente", frisa a comerciante Maria Sampaio, proprietária de uma loja de material de construção. Ela afirma, porém, que a expectativa de vinda da usina não foi acompanhada pelas melhorias necessárias ao distrito de Pecém, em áreas como transporte e educação.
A exclusão da refinaria dos planos da Petrobras também frustrou pessoas de outros estados. Há um mês dividindo uma casa, na Praia do Icaraí, com outros sete colegas de profissão, o soldador Edvaldo Ferreira, natural do Maranhão, tem procurado uma vaga nas empresas que atuam no Pecém.
Dos sete companheiros, três conseguiram vagas no distrito, mas os quatro restantes permanecem visitando diariamente locais onde possam deixar currículo. A notícia de que as refinarias do Ceará e do Maranhão foram canceladas desanimou o soldador. "Vou ficar aqui até dia 5 (de fevereiro). Se não der certo nada, vou voltar para casa", conta Edvaldo, que deseja trazer a mulher e o filho de três anos para o Ceará caso consiga uma vaga.
Camilo quer ver Dilma  na próxima semana
Na tentativa de reverter a decisão que encerrou o projeto da refinaria Premium II no Ceará, o governador Camilo Santana está agendando, para a semana que vem, uma audiência com a presidente Dilma Roussef. A data do encontro ainda depende da agenda da presidente, segundo informou a assessoria de imprensa do Governo do Estado.
Ainda no dia 28, data em que a decisão foi anunciada, o governador entrou em contato com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, solicitando a audiência. O encontro com a presidente é uma das estratégias do governador para viabilizar o projeto no Estado, intenção demonstrada em nota enviada pelo Governo, na noite da última quarta-feira: "Uma vez que o Ceará cumpriu todos requisitos para a implantação da refinaria, o Governo afirma que continuará lutando e empreendendo todos os esforços para viabilizar este importante projeto".
Ainda na nota, o Governo dizia repudiar a suspensão dos investimentos no empreendimento, "um sonho do povo cearense e importante vetor de desenvolvimento local e regional". Essa atitude, segundo a nota, representa "uma quebra unilateral do compromisso firmado com o estado e configura um desrespeito da empresa com o povo cearense". A Petrobras informou, ainda na quarta-feira, que poderá retomar estes ou algum projeto de refino, daqui a dez anos. A estatal, contudo, não se comprometeu com essa responsabilidade.
'Uma das maiores fraudes contra o CE'
O senador eleito Tasso Jereissati (PSDB) protestou publicamente ontem contra a decisão da Petrobras de cancelar a implantação da Refinaria Premium II no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Para o tucano, "foi uma das maiores fraudes feitas contra o Governo e o povo do Estado do Ceará".
Segundo ele, "de lá para cá toda e qualquer promessa de Refinaria foi uma mentira eleitoral que se repetia a cada ano e, principalmente, a cada eleição".
O senador eleito pelo PSDB, que faz parte da bancada da oposição ao governo federal em Brasília, criticou ainda o que chamou de "falta de indignação" da bancada federal cearense.
"Os representantes do Ceará na Câmara e no Senado estão caladinhos, de cabeça baixa, humilhados e, simplesmente, sem resistência. Falta indignação e uma representação que possa realmente falar, que dê ao povo cearense o respeito e a dignidade que ele merece", declarou em nota enviada à imprensa.
Plano de negócios da estatal será redimensionado
Rio/São Paulo. A Petrobras passará por um "redimensionamento" em seu plano de negócios e gestão de 2015, informa a presidente da companhia, Graça Foster. De acordo com ela, o documento, que só deverá ser apresentado em junho, trará reduções de investimentos da companhia e uma avaliação sobre a "materialidade" de construir projetos no País ou no exterior.
Entre os redimensionamentos, Graça Foster mencionou que a produção de óleo da companhia "certamente será atenuada" nos próximos anos, em função da determinação da empresa em não buscar novos financiamentos em 2015. "O mote do Plano de Negócios para 2015 e depois é o redimensionamento da Petrobras e a combinação com a materialidade de construção no Brasil ou no exterior, de seus projetos", afirmou.
"Essa é a grande combinação. Este ano trabalhamos para não ser necessário acessar e contratar novas dívidas. Em 2016 e 2017, também buscaremos o mínimo de contratação. E isso leva, sim, a um redimensionamento do plano de negócios da Petrobras", reforçou a diretora.
Segundo Foster, até junho as variáveis do Plano de Negócios estarão mais próximas de um "ponto de equilíbrio", como a cotação do óleo Brent e a taxa de câmbio. "Queremos trabalhar no plano com o nível de materialidade maior. Isso certamente vai causar influência ao longo do ano de 2016 e 2017. A curva de produção certamente será atenuada", pontuou a executiva.
Operação Lava-jato
Graça citou que o redimensionamento decorre de variáveis como a financiabilidade da companhia e os efeitos da Operação Lava-jato. O diretor José Formigli, de exploração e produção, afirmou que a companhia "vai buscar alternativas ao que antes estava contratado e pode não ter o desenvolvimento, como aconteceu com os módulos de compressão, no Rio Grande do Sul". "Estamos trabalhando para que não aconteçam outros", frisou.
Graça Foster afirmou que o relatório financeiro relativo ao terceiro trimestre foi divulgado de madrugada, na quarta-feira (28), porque o trabalho após a reunião do conselho de administração durou até esse horário.
Após a reunião do conselho na última terça-feira, a equipe da Petrobras ficou ocupada com uma "enormidade de notas a fazer, como a carta da presidente", disse Graça. Em seguida, disse que "tudo isso toma tempo e foi terminado de madrugada".
Conteúdo local é prioridade
A Petrobras tem como prioridade cumprir a obrigação de adquirir um porcentual mínimo de bens e serviços no Brasil, apesar das limitações impostas pela Operação Lava-jato. Como um número elevado dos fornecedores é investigado, a Petrobras tem dificuldade de contratação. No entanto, diz Graça, possíveis mudanças na regra de conteúdo local não dependem só da estatal, mas também do governo.
João Moura
Repórter
Fonte: DN

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Prefeituras e Câmaras Municipais devem prestar contas referentes a 2014

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE) alerta os municípios para o cumprimento de obrigações nos próximos dias. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo devem estar atentos aos prazos:

30 de janeiro

Prefeituras e Câmaras: envio da prestação de contas mensal ao TCM e às Câmaras Municipais e publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF);

Prefeituras: publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO)

02 de fevereiro

Prefeituras: apresentação das contas anuais às Câmaras Municipais.

*A data legal dessa obrigação é 31 de janeiro. Por ser um sábado, será prorrogada para o primeiro dia útil subsequente

Prazo para pagar IPVA com desconto termina na sexta 6

O prazo para o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em uma única parcela, com desconto de 5%, termina nesta sexta-feira (30). A partir de segunda-feira (2), somente o pagamento parcelado e sem o abatimento poderá ser feito. O parcelamento é de quatro vezes.

Para contribuinte que optar por parcelar o IPVA em quatro parcelas, os pagamentos vencem nos dias 13 de fevereiro, de março, de abril e de maio. A previsão da secretária da fazenda é arrecadar mais de R$ 660 milhões. Para imprimir os boletos é no site da secretaria.

O IPVA no Ceará teve redução média de 10,78 % em 2015 em relação a 2014, segundo o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), João Marcos Maia. As alíquotas do imposto continuam as mesmas de 2013 e variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. Confira o valor do IPVA de todos os veículos.

Asteroide que se aproximou da Terra tinha uma lua própria

Imagem de radar revela forma do asteroide 2004 BL86 e sua lua (Crédito: Nasa)

Lembra aquele asteroide que ia passar de raspão pela Terra? Pois é, ele passou na ultima segunda feira 26 e se manteve a uma distância segura do nosso planeta, como já era esperado. O que não se esperava foi a descoberta feita durante a passagem: o asteroide tem sua própria lua!

O bólido celeste, conhecido pelo pouco atraente código 2004 BL86, revelou suas formas com detalhes surpreendentes após observações de radar feitas pela Nasa com sua antena de 70 metros instalada em Goldstone, na Califórnia. Graças a ela, foi possível estimar com razoável precisão o tamanho do objeto (325 metros, contra 500 da estimativa inicial) e descobrir uma lua de cerca de 70 metros orbitando ao redor dele. Não é incrível?

Além disso, foi possível estudar outros parâmetros interessantes, como sua rotação, seu formato e algumas características mais grosseiras de sua superfície. Tudo isso a uma distância de 1,2 milhão de quilômetros, cerca de três vezes a separação entre a Terra e a Lua. A aproximação máxima entre o pedregulho e nosso planeta aconteceu ontem às 14h19 (horário de Brasília). Quem soube para onde olhar e tinha um binóculo na madrugada de hoje pôde até observá-lo (mas, mesmo para esses mais antenados, ele não passou de um simples ponto de luz, claro).

Caso tivesse colidido com a Terra, o 2004 BL86 poderia ter causado uma grande tragédia. Para que se tenha uma ideia, ele é cerca de 15 vezes maior que o bólido que caiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, ferindo cerca de 1.500 pessoas

Municípios têm até esta quarta-feira (28) para solicitar profissionais do Mais Médicos

Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituras poderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita no site do programa.

Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas.

Criado em 2013, o programa levou médicos a 3.785 municípios, o que corresponde a 68% das cidades do País. Os 34 Distritos Sanitários Indígenas também receberam profissionais.

Os médicos com registro no Brasil poderão se inscrever até quinta-feira (29).

Cientista ateu afirma que viu anjos no espaço e nasa proíbe comentários

O cientista Mark Kelly da estação espacial na estratosfera garante que viu anjos no espaço enquanto trabalhava ao lado de fora na manutenção de um satélite da NASA.
"Foi nítido e claro, eles passaram perto de mim algo de 50 metros, na hora fiquei apavorado, pensei que estava tendo alucinações, eles estavam indo para a terra".
Segundo ele divulgou no twitter que na época em que esteve lá em 05 de Junho de  2008 na missão STS-124 viu oito seres brancos que viajavam pelo espaço em direção a terra enquanto instalava câmeras de vídeo nas laterais do laboratório japonês Kibo.
A Nasa cortou o twitter do  cientista e o proibiu de divulgar informação dessa natureza nas redes sociais. Mas essa semana ele voltou comentar com alguns amigos que realmente viu anjos no espaço. O jornal The Guardian publicou uma matéria sobre essa história que não está ganhando amplitude, pois a NASA não apresentou a câmera que estava com Mark no dia do acontecimento.

Mark Kelly era um cientista ateu que não acreditava em nada sobrenatural, mas depois dessa experiência ele não é mais o mesmo. Vive pensativo o tempo todo depois que retornou a terra atualmente frequenta a Igreja.

"Se Deus não existe não sei, mas que eu ví anjos, eu ví e se tem anjos deve ter Deus, sim" disse Mark Kelly.
A imprensa americana tem evitado divulgar essas informações, pois contraria os princípios da NASA sobre esse assunto. A câmera no capacete de uso do cientista foi retido pela NASA. Tudo indica que ela tenha registrado algo sobrenatural, mas isso mudaria a história da humanidade se viesse a tona. Segundo, Albert Lan um ex-funcionário da NASA existe um fluxo de luzes brancas em forma de pessoas no vídeo da câmera que estava no capacete de Mark, mas que superiores insistiram em dizer que era reflexo no espaço.
Fonte: Jornal Estado

Petrobras faz nova descoberta de petróleo em terra no Ceará


Image-0-Artigo-1786003-1
Descoberta pode recuperar o campo, que teve redução de 45% do volume explorado
A Petrobras descobriu novos indícios de petróleo em concessão que possui no território cearense. A notificação foi feita no último dia 19, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e trata-se de uma descoberta na Fazenda Belém, campo terrestre que se espalha pelos municípios de Icapuí, Aracati e Jaguaruana.
A Fazenda Belém se localiza na Bacia Potiguar, que abrange campos no Rio Grande do Norte e Ceará. De acordo com informações da ANP, a descoberta foi feita no poço denominado 3BRSA1277CE. Essa é a segunda notificação de descoberta no mesmo poço em dois meses.
Um pouco antes disso, em outubro, a estatal notificou a agência de outra descoberta no poço 3BRSA1275CE, também na Fazenda Belém. Antes destas, a última descoberta de indícios de óleo no Ceará foi em setembro de 2013, em poço marítimo também na Bacia Potiguar, a uma profundidade de 1.924 metros.
Campo maduro
As descobertas na Fazenda Belém podem ajudar a recuperar a produção no campo, que já sofreu redução de 45%, do volume explorado entre os anos de 2009 e 2013. Por já ser uma área de exploração madura, de vários anos, a queda é considerada normal. Entretanto, a Petrobras está buscando recuperar a produção na área, com um projeto iniciado em março do ano passado, que prevê a perfuração de 72 novos poços no campo .
Além de elevar a produção e o fator de recuperação, a petrolífera pretende agregar reservas com essas novas perfurações. O volume de petróleo recuperado na Fazenda Belém voltou a crescer em outubro do ano passado e, de janeiro até novembro, já acumulava incremento de 4,9% sobre o mesmo período de 2013.
Caso o mês de dezembro tenha mantido bons resultados - os dados ainda não foram divulgados pela ANP -, o campo reverterá a tendência de declínio, mas ainda estará distante dos volumes registrados em 2003, quando foram produzidos 996,7 mil barris de petróleo. Nos nove primeiros meses do ano passado, a produção terrestre foi de 369,7 mil barris.
Novos poços
A estatal também havia informado, em 2013, que estava analisando um projeto para perfuração de cerca de mil novos poços no local, até este ano, o que quase triplicaria a produção de petróleo, em terra da empresa, no campo exploratório. A Petrobras, no entanto, não voltou maia a falar sobre este plano.
O campo de Fazenda Belém foi descoberto em março de 1980 e teve sua exploração concedida à Petrobras em 1998. O Ceará terminou o ano de 2013 com 317 poços terrestres, de acordo com dados do Anuário Estatístico 2014 da ANP.
A produção terrestre, contudo, só representa 15% do petróleo extraído atualmente no Estado. Todo o restante é produzido em quatro campos marítimos no litoral de Paracuru, na Bacia petrolífera do Ceará.
Opep diz que preços podem se recuperar em breve
Londres. Os preços do petróleo podem ter atingido um piso nos níveis atuais e podem se recuperar muito em breve, afirmou o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Badri, ontem. "Agora os preços estão em torno de US$ 45 e US$ 55 e eu acho que talvez tenham atingido um piso e verão alguma recuperação muito em breve", afirmou Badri.
O petróleo Brent operava próximo a US$ 49 por barril, nesta segunda-feira. Badri alertou que qualquer corte de fornecimento de petróleo da Opep levaria a uma capacidade ociosa, redução de investimento e um eventual escassez futura e alta exagerada de preços. "Suponha que cortemos a produção, e então nós vamos ter capacidade ociosa", disse, e completou: "os produtores, quando têm excesso de capacidade, não vão investir".
"Se eles não investirem, não haverá mais oferta, se não houver mais oferta, haverá uma escassez no mercado depois de três ou quatro anos e o preço vai subir e vamos ver uma repetição de 2008. Talvez a gente vá a 200 dólares, se houver uma verdadeira escassez de oferta devido à falta de investimento", disse.
Mudança de política
O secretário-geral da Organização ainda declarou que é necessário mais tempo antes de qualquer conversa sobre uma mudança na política de produção, pelos membros da Opep.
"Vai levar mais de quatro ou cinco meses e não vamos ver alguns esforços concretos antes do fim do primeiro semestre do ano, já que vamos ver como o mercado se comporta no fim do primeiro semestre de 2015", declarou. Badri ainda defendeu a decisão da Opep de novembro, de deixar sua meta de produção inalterada.
Questionado sobre as perspectivas para a política de petróleo da Arábia Saudita com a posse de um novo rei, o secretário-geral afirmou: "A Arábia Saudita é um país estável, tem um governo estável e eu acho que as coisas vão ser normais".

Gato 'morto' e enterrado reaparece vivo 5 dias depois na casa da dona


Gato
O animal foi encontrado bastante debilitado
FOTOS: REPRODUÇÃO FOX13/YOUTUBE
Gato
Um fato inusitado impressionou moradores da cidade de Tampa, na Flórida, Estados Unidos. Um gato 'morto' reapareceu 5 dias depois de ser enterrado para comer na casa da dona.
Bart tinha sido declarado como morto por veterinários da cidade depois que foi atropelado por um carro e encontrado caído em meio a uma poça de sangue na estrada. O animal havia sido enterrado nas proximidades da casa da sua dona, Ellis Huston, mas apareceu cinco dias após sua 'morte' procurando por comida.
A dona do animal afirmou ao canal Fox13 que Bart sofreu um traumatismo craniano, teve a mandíbula fraturada e teve o olho gravemente comprometido, mas estava 'muito vivo'.
Equipes de resgate do 'Tampa Bay Humane Society', onde ele está sendo tratado, afirmaram que o animal nunca mais vai voltar a enxergar com o olho esquerdo, mas que ele passará por uma cirurgia. Segundo a equipe, apesar da debilidade do animal, 'seus instintos de sobrevivência estão, claramente, na melhor forma'.
Os profissionais acreditam que ele cavou até a superfície e, em seguida, se escondeu e descansou por alguns dias antes de juntar forças para voltar para casa. 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Todos os 184 municípios devem manter vacinação contra sarampo




A cruzada contra o sarampo continua no Ceará e a orientação do Ministério da Saúde é para que todos os municípios mantenham a vacinação das crianças de seis meses a menores de 1 ano de idade, até que a Coordenação Estadual de Imunizações informe sobre o fim do surto, o que só deverá acontecer após 90 dias do último caso da doença confirmado no Estado. Há 97 municípios com cobertura abaixo de 100% no Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) e 21 que não realizaram o monitoramento. Fortaleza, que concentra 43,5% dos casos de sarampo no Estado, está vacinando de forma seletiva a população até 49 anos de idade que nunca foi vacinada contra a doença.

A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e a mais segura. É importante que o esquema vacinal esteja completo. A primeira dose deve ser aplicada aos doze meses de vida, com a vacina tríplice viral e, aos 15 meses, com a vacina tetra viral. Por conta do surto de sarampo no Estado, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação no Ceará para crianças a partir dos seis meses porque muitas delas não têm mais anticorpos maternos em níveis protetores e, até 1 ano de idade, não estão na faixa etária para a vacinação de rotina.

Há 15 anos não havia registro de caso de sarampo no Ceará. Após esse período, o primeiro caso foi registrado no dia 25 de dezembro de 2013. O Estado tem 634 casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado,  no dia 5 de janeiro deste ano. O último caso confirmado ocorreu no dia 27 de dezembro de 2014 e há outros 71 casos em investigação.

Até esta segunda-feira, 12 de janeiro, o Ceará havia imunizado 629.506 crianças de seis meses a menores de cinco anos, com cobertura de 109,78% em relação ao público-alvo estabelecido no início da campanha, que foi antecipada no Estado por conta dos casos da doença registrados a partir de dezembro de 2013. A cobertura ultrapassa os 100% porque, ao longo da campanha antecipada e iniciada em fevereiro, houve crianças que entraram e saíram da faixa etária. Além de cumprir a meta, todos os municípios devem realizar o Monitoramento Rápido de Coberturas para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal em todas as subfaixas etárias – 6 meses a menores de 1 ano, 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos a menores de 5. Em todo o Estado, 58 municípios atingiram 100% de cobertura no MRC. A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que não atingiram essa cobertura a realizarem varredura para identificar crianças ainda não vacinadas.

O Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todas as localidades no município. Para avaliar e monitorar essa cobertura local, o Monitoramento Rápido de Cobertura deve ser realizado de forma sistemática, com articulação entre as equipes de vigilância epidemiológica e imunizações, agentes comunitários de saúde e Programa Saúde da Família (PSF). O MRC consiste em uma averiguação da situação vacinal das crianças com a verificação do cartão de vacina da criança. Esse trabalho é feito casa a casa, por meio de amostragem. A realização do MRC permite resgatar as crianças não vacinadas, ampliar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade de coberturas vacinais no município e entre os municípios.


Quem continua vacinando contra o sarampo no Ceará

Faixa etária
6 meses a menores de 1 ano
6 meses a menores de 5 anos
12 meses – 1ª dose da rotina
15 meses – 2ª dose da rotina
Até 49 anos
MRC
Municípios
TodosMunicípios que não cumpriram meta de 95% de coberturaTodosTodosFortaleza126 municípios com cobertura abaixo de 100%, os que não realizaram MRC ou não fizeram corretamente



Quem continua vacinando contra o sarampo no Ceará
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Um grande consumo de álcool na adolescência pode prejudicar o cérebro permanentemente.


Beber muito durante os anos da adolescência pode levar a mudanças estruturais e déficits cerebrais e de memória que persistem na fase adulta, de acordo com os resultados preocupantes de um estudo feito em animais.  O estudo constatou que, mesmo como adultos, os ratos que tinham  acesso diário ao álcool durante a adolescência tinham níveis reduzidos de mielina.  Com uma função não muito diferente do isolamento da fiação elétrica, a mielina forma uma camada isolante que envolve os axônios.  Estes são extensões filiformes de neurônios que transmitem impulsos nervosos.

Estas alterações foram observadas no cérebro de ratos em uma região importante para o raciocínio e tomada de decisão.  Os animais que beberam mais álcool tiveram um pior desempenho em um teste de memória feito quando eram adultos.  Os resultados sugerem que altas doses de álcool durante a adolescência pode continuar afetando o cérebro, mesmo quando o indivíduo deixou o consumo de álcool.  Mais pesquisas são necessárias para determinar se estes resultados podem ser aplicados aos seres humanos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um número crescente de adolescentes e jovens adultos bebem para ficar bêbados, consumindo quatro (cinco para homens) ou mais doses em  duas horas.  Pesquisas anteriores em humanos mostraram uma associação entre episódios de consumo excessivo de álcool (binge) na adolescência, a mudanças na bainha de mielina em várias regiões cerebrais, e prejuízos cognitivos na idade adulta.  No entanto, era desconhecido se o álcool estava por trás dessas diferenças e comportamentos cerebrais ou se havia fatores predisponentes que poderiam explicar o achado.

Neste estudo, Heather N. Richardson, Wanette M. Vargas, Lynn Bengston e Brian. W. Whitcomb, da Universidade de Massachusetts em Amherst cidade norte-americana, bem como Nicholas W. Gilpin, da Universidade Estadual de Louisiana, em Nova Orleans, Estados Unidos, observaram a mielina do córtex pré-frontal (uma área do cérebro que é vital para raciocinar e tomar decisões) em ratos machos jovens aos quais se proveu álcool adoçado  ou água adoçada  por duas semanas.  Verificou-se que os animais que ingeriram álcool na adolescência experimentaram uma redução nos níveis de mielina no córtex pré-frontal em comparação com aqueles que beberam a mesma quantidade de água adoçada.  Quando os pesquisadores examinaram os animais expostos ao álcool, vários meses depois, eles descobriram que continuaram mostrando níveis de mielina reduzidos quando adultos.


Fonte: Blogs Brasil

Aquecimento global aproxima planeta do Apocalipse, dizem cientistas


Um “relógio” fictício criado há 70 anos para medir quão próxima a humanidade está de sua extinção deve voltar a se movimentar hoje.Ele estava a 5 minutos da meia-noite (horário que representa a “extinção”) e nesta quinta, 22, foi "adiantado" para apenas três minutos - somente um "minuto" a mais do que o momento mais próximo da extinção.
Segundo os cientistas do Bulletin of Atomic Scientists, grupo que monitora a possibilidade de extinção da humanidade,  a negligência dos governos ao redor do mundo de atacar radicalmente o aquecimento global. Estados Unidos, China e Rússia são os maiores vilões no assunto, porque nem mesmo mandaram representantes à última conferência em Lima, no Peru. As reações, segundo o BAS, estão sendo tomadas em "câmera lenta". "A 'meia-noite' não é uma coisa qualquer: simplesmente significa a extinção da raça humana e da vida no planeta", afirmou Kennette Benedict, diretora do Bulletin of the Atomic Scientists
O relógio, oficialmente chamado de “Doomsday Clock” (“Relógio do Apocalipse”) foi criado há décadas  pelo BAS para dar uma ideia ao mundo de como o homem se aproxima da autodestruição. A criação se seguiu ao lançamento da bomba nuclear em Hiroshima e Nagasaki no Japão. A esposa de um dos cientistas envolvidos no “Manhattan Project” foi quem idealizou a concepção gráfica do “Relógio”.
Durante a Guerra Fria, o relógio se “aproximava” da meia-noite sempre que a tensão entre EUA e União Soviética se agravava. O momento mais próximo da destruição foi em 1953, quando as duas superpotências de então começaram a fazer testes com a bomba de hidrogênio. Com o fim da Guerra Fria, o ponteiro dos minutos do relógio atingiu sua maior distância da “meia-noite”, em 1991, chegando a 17 “minutos” de distância.
Na coletiva dada pela organização científica, os cientistas observaram que muitas das consequências vão muito além da catástrofe natural. "Governos podem perder estabilidade. O Oceano Ártico passará a ser uma área de instabilidade militar porque novas fronteiras se formam. Criaremos um novo tipo de refugiado - os refugiados ambientais", ilustrou o professor Richard Sommerville, da Universidade da California.
A última mudança foi em 2012, quando o relógio passou a ficar a 5 minutos da autodestruição, após o desastre nuclear de Fukushima e da disseminação do virus H5N1. A decisão dos cientistas de mexer o relógio em "dois minutos" indica que a humanidade está se destruindo a passos mais largos.

Coelce é condenada a pagar R$ 5 mil a cliente que perdeu eletrodomésticos por oscilação de energia

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais um para consumidor que perdeu eletrodomésticos em virtude de oscilação de energia. A decisão foi proferida na última quarta-feira (21), pela 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O consumidor alegou prejuízos com uma geladeira, dois televisores e dois aparelhos de videocassete, que queimaram em razão de oscilações na rede elétrica. Segundo o TJCE, ao entrar em contato com a Coelce, ele recebeu orientações por meio do teleatendimento para pedir o ressarcimento dos objetos e deveria ter recebido retorno em 30 dias.
Como não obteve resposta, o cliente ajuizou ação requerendo indenização por danos morais, afirmando que além de ter tido danos materiais ele também passou por constrangimento, pois ficou oito meses sem os equipamentos.
Em 17 de novembro de 2009, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Caucaia julgou o pedido improcedente por não haver provas dos danos.  Para reformar a decisão, o consumidor recorreu novamente ao no TJCE, com os mesmos argumentos. A 6ª Câmara Cível, então,reformou a sentença para fixar a reparação moral em R$ 5 mil. 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Coelce informou em nota que "ainda não foi comunicada oficialmente sobre o tema"