Início

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

VETO AO AUMENTO DO JUDICIÁRIO: VEJA COMO CADA DEPUTADO CEARENSE VOTOU

Por uma diferença de apenas seis votos, os deputados mantiveram o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste dos servidores do Judiciário

Dos 394 presentes, 251 votaram pela derrubada da decisão da presidente. Mas, para que isso ocorresse, eram necessários pelo menos 257 votos na Câmara. Ao todo, 132 votaram contra o reajuste e 11 se abstiveram de votar.
Moroni Torgan (DEM) Não
Chico Lopes (PCdoB) Sim
Aníbal Gomes (PMDB) Sim
Vitor Valim (PMDB) Não
Paulo Henrique Lustosa (PP) Sim
Moses Rodrigues (PPS) Não
Cabo Sabino (PR) Não
Gorete Pereira (PR) Sim
Ronaldo Martins (PRB) Não
Ariosto Holanda (PROS) Sim
Leônidas Cristino (PROS) Sim
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Não
José Airton Cirilo (PT) Sim
José Guimarães (PT) Sim
Luizianne Lins (PT) Não
Arnon Bezerra (PTB) Não


Via Sobral de Prima

Camilo fará concurso para 4.200 policiais


O secretário Delci Teixeira foi à Assembleia Legislativa explanar sobre os índices de segurança no Ceará e ações do Governo para conter a violência ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
O secretário de Segurança Pública do Ceará, Delci Teixeira, disse ontem na Assembleia Legislativa que o Estado vai fazer concurso público para contratar 4.200 policiais militares, nos próximos três anos, e que serão chamados policiais civis aprovados em concurso. Segundo ele, o governador receberá em dezembro as informações sobre a média salarial dos policiais do Nordeste para definir quando cumprirá promessa de campanha de igualar o soldo dos militares do Ceará a dos demais estados nordestinos.
O secretário demorou cerca de seis horas relatando sua atuação na Pasta nos últimos dez meses, ouviu críticas e respondeu questionamentos dos parlamentares. Delci reconhece que são elevados os números da violência no Estado, mas pondera que a Polícia tem o controle da situação, e a intensificação da parceria com a Polícia Federal e com os demais órgãos de Segurança têm sido importantes no combate às drogas e à entrada de armas pesadas no Estado.
O secretário reconhece a escassez de recursos, mas garante que os cortes determinados pelo governador Camilo Santana não prejudicaram ações da Segurança, pois foram inferiores aos das demais secretarias, ficando no nível das restrições financeiras impostas à Saúde e à Educação.
Um ponto destacado nas indagações dos deputados foi a chacina recente registrada em Fortaleza. Segundo Delci, o governador tem cobrado diariamente informações sobre o curso das investigações que estão a cargo da Controladoria, por conta do possível envolvimento de policiais militares. Promotores e policiais civis também estão investigando. Outro ponto batido pelos deputados foi quanto ao contingente da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Judiciais
O secretário anunciou que as questões judiciais, são responsáveis pelo atraso na convocação dos policiais civis aprovados no último concurso, já teriam sido resolvidas e, no dia 7 de janeiro, será iniciado o curso de formação dos 763 policiais civis, 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores. "Quando se fala em violência, sabemos que os números são altos, mas com o engajamento desses agentes concursados e os novos 4200 policiais militares que devem ser contratados nos próximos concursos, poderemos dar uma resposta mais efetiva", avaliou Delci Teixeira.
O secretário destacou que nos dez meses em que Camilo Santana está à frente do Governo, houve aumento no aporte de 1.022 policiais militares e 252 novos bombeiros. Além disso, 33 bombeiros e 202 policiais militares estão na Academia de Segurança Pública em curso de formação de oficiais. Delci Teixeira falou ainda que estão na fase final do curso de oficiais e devem tomar posse em breve 44 novos médicos legistas, seis peritos legistas, 23 peritos criminais e 65 auxiliares de perícia.
Outra preocupação do governo, segundo o secretário, seria o grande número de policiais que anualmente deixam a corporação. Delci afirmou que são cerca de 400 por ano os que terminam seu tempo de serviço e requerem a reserva. "Atento a isso, o governador Camilo Santana determinou que fizéssemos levantamento do efetivo total da Polícia Militar e acredito que, até o início de dezembro, possamos apresentar o resultado a ele para a partir daí tomar a decisão, inclusive da necessidade ou não de ampliar o efetivo neste momento", disse o secretário.
Bases no Interior
Delci destacou que, para garantir segurança no Interior, a Pasta alocou duas bases de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (Ciopaer) em Juazeiro e Sobral. Os planos são de mais duas bases: em Russas e em Quixadá. "Acreditamos que um dos instrumentos mais eficazes no combate à criminalidade é o helicóptero", destacou.
Outra ação do governo para a interiorização da segurança pública foi levar equipes do Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) para Sobral e Juazeiro. "Mas é preciso deixar claro que tanto o Ciopaer quanto às equipes do Raio devem atender às regiões e não apenas as cidades onde estão suas bases", relatou.
Uma das linhas de investigação para a chacina que vitimou onze pessoas na semana passada é que a ação pode estar ligada ao assassinato de um policial. Delci foi categórico ao afirmar que o caso está sendo investigado criteriosamente, assegurando que todos os envolvidos serão punidos, sendo policiais ou não. "Entregamos hoje (quarta) o inquérito à Controladoria Geral de Disciplina e posso assegurar que não teremos problema algum em punir os responsáveis, mesmo sendo policiais", garantiu.
Ele falou da preocupação da secretaria da Segurança em também dar atenção às famílias dos policiais vitimas da violência.
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Governo Federal autoriza pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses



O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 51 de 13 de novembro de 2015, autorizando o pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses.

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de novembro de 2015, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Município e quantidade de beneficiários:

Arneiroz ­ 952

Campos Sales ­ 1.807

Crateús ­ 4.752

Granja ­ 1.339

Groaíras ­ 683

Guaraciaba do Norte ­ 2.966

Ipaporanga ­ 1.105

Itapagé ­ 1.888

Itatira ­ 2.430

Mucambo ­ 1.224

Nova Russas ­ 1.437

Novo Oriente ­ 3.593

Parambu ­ 3.158

Potengi ­ 771

Tamboril ­ 2.149

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Governo Federal autoriza pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses

O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou hoje (16) no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 51 de 13 de novembro de 2015, autorizando o pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses. 

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de novembro de 2015, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Município e quantidade de beneficiários:

Arneiroz - 952
Campos Sales - 1.807
Crateús - 4.752
Granja - 1.339
Groaíras - 683
Guaraciaba do Norte - 2.966
Ipaporanga - 1.105
Itapagé - 1.888
Itatira - 2.430
Mucambo - 1.224
Nova Russas - 1.437
Novo Oriente - 3.593
Parambu - 3.158
Potengi - 771
Tamboril - 2.149

Ministro Joaquim Levy diz que economia brasileira inspira otimismo


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste domingo (15) que a economia brasileira inspira “otimismo”. Segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso fazer o dever de casa, ou seja, aprovar o ajuste fiscal. Levy deu entrevista a jornalistas no fim do primeiro dia de reunião da Cúpula do G20, grupo que engloba as 20 maiores economias do mundo. A Cúpula do G20 ocorre em Antália, na Turquia.

O ministro disse que permanece no cargo “até segunda ordem”. E acrescentou: “Tenho respaldo da presidenta Dilma. Se estou aqui [na Turquia], não vim a passeio”.

Segundo Levy, “não há nada de errado” com a economia brasileira. Conforme disse o ministro, o otimismo se justifica pela baixa “alavancagem” (endividamento) das empresas e das famílias brasileiras. Ele disse que o governo tem “um pouquinho de alavancagem”, o que significa que teve de assumir dívida no mercado financeiro para cobrir suas obrigações. No entanto, conforme observou, esforços vêm sendo feitos pelo governo para diminuir o endividamento público.

Levy comparou a situação brasileira com alguns países desenvolvidos que tentam crescer, mas não conseguem, em razão do endividamento das famílias, das empresas e do governo.

“Que fazem os países desenvolvidos? Por que existem países que estão há oito sem conseguir crescer? Por que tem grande alavancagem. As famílias têm grande dívidas. Tudo segura. O Brasil não tem”, disse. 

Da Agência Brasil

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeitura de Catarina firma convênio com a FUNASA: vereador Francisco Augusto fala sobre o convênio e outras ações.

A informação foi confirmada pelo líder do prefeito na Câmara Municipal de Catarina, vereador Francisco Augusto durante seu pronunciamento. Segundo o vereador, o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Catarina e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, visa a aquisição de veículos tipo caminhões caçambas basculantes para a coleta seletiva de lixo, demolição de casas de taipas e reconstrução em alvenaria e Kits Sanitários. Augusto também lembrou da reunião entre o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade com o senador Eunício Oliveira e o superintendente do DNOCS para perfuração de 30 poços profundos no município de Catarina

O vereador Francisco Augusto também destacou o piçarramento da estrada Catarina (sede) à Vila de Figueiredo passando pela Vila de São Gonçalo, e em breve o inicio da construção do piçarramento da estrada Catarina (sede) ao Sitio Fechado. Também foi destacado pelo vereador Augusto projetos e construções de sistemas de abastecimento de água, perfuração de poços profundos em parceira com os governos federal e estadual por meio dos projetos Água Para Todos e São José, e a participação da secretaria municipal de Agricultura de Catarina, associação e moradores das comunidades que participam  diretamente na elaboração dos projetos.


Fonte: Blog do Diomar Araújo