Início

terça-feira, 6 de agosto de 2013

49 mil cisternas de placa são entregues em 113 municípios cearenses

Serão 13,3 litros de água para cada pessoa residente no domicílio, para serem usados para cozinhar, beber e para higiene bucal

Serão 13,3 litros de água para cada pessoa residente no domicílio (FOTO: Divulgação/Governo do Ceará)
Serão 13,3 litros de água para cada pessoa residente no domicílio (FOTO: Divulgação/Governo do Ceará)O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), juntamente com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) concluíram a instalação de 49 mil cisternas de placa em 113 municípios cearenses. As instalações foram feitas em duas etapas. A primeira etapa de 22.500 cisternas e a segunda de 26.500. “Além do MDS e do Governo do Estado, o envolvimento das ONGs e da população beneficiada é essencial para o sucesso desse trabalho”, afirma o Secretário Nelson Martins.
O projeto cisternas de placas visa melhorar o acesso à água para a população rural que sofre com os efeitos das secas prolongadas do estado. “A população ficará livre de muitas doenças e não irá depender mais do carro pipa”, destaca Nelson Martins. O reservatório é construído na residência da família beneficiada com placas de cimento e tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Essa água é trazida das chuvas e captada pelo telhado que passa por um cano, onde finalmente é despejada na cisterna, fazendo com que as famílias possam utilizar água limpa e potável para o consumo.
Distribuição de água
Serão 13,3 litros de água para cada pessoa residente no domicílio, para serem usados para cozinhar, beber e para higiene bucal. Juntas, as 49 mil cisternas armazenarão 784 milhões de litros de água. A agricultora Socorro Martins esperava ansiosa pelo abastecimento. Ela participou de todas as reuniões e das discussões antes da instalação. “Só em termos água limpa e potável para beber, já é um benefício muito grande, foi uma benção de Deus”, afirma a agricultora.
O município de Barreira foi um dos 113 municípios beneficiados com a instalação das cisternas. Lá, das 883 cisternas construídas, 500 foram construídas pela Organização Barreira Amigos Solidários (Obas) e 383 foram construídas pelo centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Ceat). O investimento, somente em Barreira, foi de R$ 1,766 milhão.
Com informações do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário