Início

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Parabéns Vereador Antonio Carlos Guedes

O que determina o sucesso das pessoas nos locais onde trabalha é a dedicação e eficiência com que conduzem suas atividades profissionais e a honestidade que empregam na realização de suas tarefas.
Todas essas qualidades encontram-se na maneira com que executa o seu trabalho. E isso nos dá apenas uma ideia da forma como você conduz sua vida pessoal.
Pessoas como você têm o futuro garantido, que sabe fazer destas qualidades uma referência em toda a sua vida. E sabemos que é capaz disso, pois tem provado a cada dia com esforço e talento.
Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar-se da importância que você tem para todos nós. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza!
Feliz aniversário a esse amigo de todos, Vereador Antonio Carlos, com os votos do Presidente Vereador João da Ematerce e todos que fazem parte do Legislativo Catarinense.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Catarina: Legislativo Municipal realizou a ultima sessão ordinária de 2015. Vereadores de Arneiroz e Acopiara também prestigiaram a reunião.

O legislativo municipal de Catarina realizou na ultima sexta-feira, 11, às 14 horas, a nona  sessão ordinária do segundo período legislativo de 2015.
Ao abrir a sessão, o presidente da casa legislativa, vereador João da Ematerce desejou boas vindas a todos (as) e solicitou a execução dos Hinos, Nacional Brasileiro e municipal de Catarina. Em seguida, foi lida a ata da sessão anterior e apresentado em pauta, apenas um projeto do executivo municipal, que gerou um grande debate sobre o assunto em discussão.

O Projeto de Lei Nº 10/2015 – Disciplina a criação de animais, a destacar bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos e congêneres destas espécies, na área urbana do município de Catarina e Vilas Rurais. O referido projeto foi retirado de pauta, ficando pra ser melhor analisado pelos senhores vereadores e posteriormente será votado.

O presidente da Câmara, Vereador João da Ematerce, (foto), saudou a visita especial dos vereadores dos municípios de Arneiroz e Acopiara presentes a sessão e os convidou para fazer parte da mesa.

Prestigiaram a sessão, os vereadores de Arneiroz: Airton Novinho (presidente da Câmara), Robécio Monteiro e Iracildo Gomes. Do município de Acopiara, o vereador Mundoca.

O vereador Lourival que não esteve presente, justificou a sua ausência. Os vereadores usaram a tribuna para  destacar vários assuntos de interesse da comunidade local, bem como para externar suas mensagens de natal e ano novo a todo a população catarinense presente no plenário e que acompanhava através da Rádio Nossa FM que faz a transmissão ao vivo da sessão.

Os vereadores visitantes também fizeram uso da palavra, e o presidente da Câmara de Arneiroz, Airton Novinho, agradeceu os vereadores de Catarina por terem prestigiado a reunião da Câmara de Arneiroz e destacou a importância deste intercambio entre as câmaras municipais da região.

Ao final, o presidente João da Ematerce desejou boas festas de fim de ano a todos e anunciou o inicio do recesso parlamentar.

Reportagem e Fotos: Flaviano Oliveira.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dilma e Temer fazem acordo de convivência em reunião


Ao sair do encontro com Dilma, o vice Michel Temer deu apenas uma declaração, dizendo que os dois terão uma relação 'a mais fértil possível' ( Foto: Reuters )
O tom formal tomou conta dos menos de 50 minutos da primeira conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o seu vice, Michel Temer, depois da divulgação da carta escrita por ele, na segunda-feira (7), quando o peemedebista desfiou um rosário de queixas da petista.
A coreografia oficial foi de mostrar que o "cachimbo da paz" foi aceso, com acordo de convivência sendo selado. Mas, na prática, os dois já disputam o poder e um sabe, claramente, que não pode mais contar com o outro. Na conversa, Temer aconselhou Dilma a "não interferir" na guerra que está sendo travada na Câmara para evitar que deputados consigam antecipar a convenção do PMDB, que está marcada para março e, assim, o rompimento com o governo da petista pode ser antecipado, "agravando a crise".
Os dois combinaram as declarações a serem dadas. Temer convocou os jornalistas para se manifestar e disse: "Combinamos, eu e a presidente Dilma, que nós teremos uma relação pessoal e institucional que seja a mais fértil possível".
Dilma preferiu distribuir uma nota, assinada por ela, onde afirma que "na nossa conversa, eu e o vice-presidente Michel Temer decidimos que teremos uma relação extremamente profícua, tanto pessoal quanto institucionalmente, sempre considerando os maiores interesses do País".
Carta
A conversa começou com uma avaliação sobre os pontos da carta escrita por Temer para Dilma, que acabou vazada para a imprensa, o que irritou o vice. Já Dilma ficou "assustada" com o conteúdo do texto, mas disse a aliados que é importante "tentar trazê-lo de volta para onde ele sempre esteve, na posição de vice-presidente da República".
A presidente teria dito que "ficou refletindo" sobre vários trechos descritos por Temer na carta que davam clara demonstração de desconfiança dela em relação a ele e ao PMDB. De acordo com fontes, ela teria chegado a reconhecer que errou em alguns casos, fazendo um "mea-culpa".
Em seguida, a conversa evoluiu para os problemas que estão sendo enfrentados pelo governo com o PMDB. Temer explicou que, como presidente do partido, não pode defender qualquer uma das alas da legenda porque ele está completamente dividido. Aconselhou a presidente Dilma a ouvir mais o partido e lembrou que ele se mantém há 14 anos neste posto de presidente do PMDB porque dialoga e ouve todas as correntes.
Os dois teriam terminado a conversa "aliviados", mas não há mudanças drásticas nas relações, nem no quadro de convivência. Na verdade, foi selado uma espécie de "acordo de boa convivência". O encontro ocorreu após a presidenta voltar de Roraima, onde cumpriu agenda de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Fonte: diário do Nordeste

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

IMPEACHMENT DE DILMA: STF suspende andamento do processo


Parlamentares contrários e favoráveis ao afastamento da presidente Dilma se manifestaram ontem durante a divulgação do resultado da votação dos parlamentares, cujo placar foi 277 a 199 ( fotos: Reuters/ Lula Marques (agência PT) )
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, suspendeu, na noite de ontem, o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados. A decisão vale até o julgamento pelo plenário do Supremo no próximo dia 16, que vai avaliar ações de governistas que questionam o início do pedido de afastamento da petista na Casa.
Em sua decisão, Fachin proibiu que seja instalada a comissão especial que irá analisar o processo e suspendeu todos os prazos. O ministro, no entanto, não anulou os atos praticados até agora, como a eleição realizada na tarde de ontem que elegeu maioria oposicionista para o colegiado.
As decisões tomadas pela Câmara serão avaliadas pelo Supremo. Fachin analisou uma ação apresentada pelo PC do B pedindo que a votação da comissão fosse aberta e que os nomes fossem indicados por partidos e não blocos formados pelas legendas - além de que o processo na Câmara ficasse paralisado até que Dilma apresente sua defesa.
"Com o objetivo de evitar a prática de atos que eventualmente poderão ser invalidados pelo Supremo Tribunal Federal, obstar aumento de instabilidade jurídica com profusão de medidas judiciais posteriores e pontuais determinando a suspensão da formação e a não instalação da Comissão Especial, bem como dos eventuais prazos, inclusive aqueles, em tese, em curso, preservando-se, ao menos até a decisão do Supremo Tribunal Federal prevista para 16/12/2015, todos os atos até este momento praticados".
Após a briga entre deputados governistas e da oposição, o plenário da Câmara havia definido, ontem, em votação secreta por 272 a 199 votos, a chapa oposicionista para compor a Comissão Especial que pode ser formada para decidir pela continuidade ou arquivamento do processo de impeachment da presidente Dilma.
A decisão pela votação secreta desencadeou um tumulto geral no plenário, com gritaria, pedidos de adiamento da votação e até quebra das urnas.
A chapa eleita, batizada de "Mudando o Brasil", tem 39 deputados de 13 partidos - PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD, mas a Comissão Especial deve ser formada por 65 deputados. Os partidos que não tiveram indicações na chapa vencedora teriam, segundo Cunha, até as 14h de hoje para indicar os nomes restantes para a comissão.
1
Votação fechada
Na votação, parlamentares da base e da oposição entraram em confronto e deputados governistas chegaram a quebrar dez das 14 urnas para tentar obstruir a votação. Diante disso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acionou os seguranças da Casa para garantir a "liberdade de votação". Ele afirmou que a eleição se daria sem qualquer tipo de pronunciamento. Enquanto isso, governistas abriram uma bandeira do Brasil na mesa da Câmara dos Deputados. Cunha pediu que os parlamentares realizassem as manifestações no plenário e não na mesa da Casa.
Antes da confusão, a base do governo pediu questão de ordem, mas Cunha não acatou afirmando que "não há questão de ordem e sim uma reclamação" por parte do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Em seguida, ele deu a palavra à deputada Jandira Feghali (PC do B - RJ), que também pediu questão de ordem e solicitou que a votação fosse realizada de forma aberta.
"É inconstitucional", disse. O deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que a Constituição só estabelece votação secreta para casos excepcionais e engrossou o coro de Jandira. "Vossa excelência está inovando e está dando golpe parlamentar nesta Casa, não podemos admitir isso", afirmou. Cunha também não acatou as solicitações.
O governo, por sua vez, avaliou que o clima de rebelião criado com o vazamento da carta escrita pelo vice Michel Temer à presidente Dilma, na qual ele se queixa do tratamento dado ao PMDB, contribuiu para a derrota do Palácio do Planalto no primeiro teste do impeachment.
Em conversas reservadas, petistas culparam Temer pelo agravamento da crise política e disseram que o gesto dele, rompendo com o governo, funcionou como um gatilho para que alas do PMDB e de outros partidos da base aliada se rebelassem contra a presidente.
"Quem apertou o botão do impeachment foi o PT, e não o Temer", reagiu Cunha. Depois de muitas idas e vindas, os três deputados do partido no Conselho de Ética da Câmara decidiram votar contra o presidente da Casa, acusado de manter contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobras. Cunha nega as acusações e aponta "perseguição" do Planalto.
Xingamentos
"A Câmara dos Deputados teve um dia para ser esquecido". Esta avaliação foi repetida tanto por governistas como por oposicionistas durante a votação de ontem para a composição da Comissão Especial do impeachment.
Na tentativa de impedir o processo de escolha, aliados a Dilma permaneceram dentro das cabines de votação para impedir a entrada dos demais.
A confusão teve início quando o deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) tentou ingressar em um dos postos de votação e acabou impedido por Jorge Solla (PT-BA). "Você é um banana e não é guarda da urna", disse Paulinho. "Banana é você", respondeu Solla.
Com a confusão, o áudio da TV Câmara chegou a ser retirado do ar. O presidente da Casa afirmou que serão analisadas imagens do imbróglio e que envolvidos poderão ser punidos. "Aqui não é uma briga de galo. É uma falta de respeito, de regras e de estética parlamentar", disse o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).
Ao fim da eleição, oposicionistas exibiram ao menos três réplicas do boneco Pichuleco, sátira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário e cantaram "ai, ai, ai... Tá chegando a hora, o dia já vem raiando, meu bem, e a Dilma vai ir embora". Em reação, a base aliada fez coro de "não vai ter golpe".
Possíveis Passos
Caso o STF avalie que o processo pode avançar na Câmara, as etapas seguintes são:
- Votação suplementar
Elegerá membros da comissão para as 26 vagas restantes
- Definição de funções
Uma vez instalada, a comissão se reúne para eleger o presidente e o relator -não há data marcada
- Decisão
A comissão vota um parecer e, qualquer que seja o resultado, o caso vai ao plenário da Câmara
- Veredito
Se ao menos 342 deputados avalizarem o impeachment, a presidente é afastada por 180 dias. O vice assume e o caso vai ao Senado
- Desfecho
Se ao menos 42 senadores a condenarem, a presidente fica inelegível por oito anos.
Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CPF passa a ser emitido junto com a certidão de nascimento

Em ação inédita no país, foi lançado nesta terça-feira,1º, em São Paulo um novo serviço ao cidadão que permitirá a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro da certidão de nascimento. Por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.

De acordo com Marcelo Barreto, superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida agora à tarde ao Rio de Janeiro e nesta quarta-feria, 2, a todo o país.

Ele lembrou que, atualmente, para ter acesso ao CPF os interessados têm de procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar a taxa de R$ 7,00. A partir de agora, o serviço passa a ser gratuito, “eliminando discrepâncias e facilitando a vida do cidadão”, disse Barreto.

A medida, conforme o superintendente, é uma demanda antiga da sociedade e, por meio dela, a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes. “Todos saem ganhando com isso”, afirmou Barreto. Ele informou que, anualmente, são expedidos em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.

De acordo com ele, o governo pretende lançar no primeiro semestre do próximo ano a mesma sistemática para o caso de adolescentes que vão tirar o primeiro documento de identificação, o Registro Geral (RG), que é emitido pelas secretarias de Segurança Pública.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

VETO AO AUMENTO DO JUDICIÁRIO: VEJA COMO CADA DEPUTADO CEARENSE VOTOU

Por uma diferença de apenas seis votos, os deputados mantiveram o veto da presidente Dilma Rousseff ao reajuste dos servidores do Judiciário

Dos 394 presentes, 251 votaram pela derrubada da decisão da presidente. Mas, para que isso ocorresse, eram necessários pelo menos 257 votos na Câmara. Ao todo, 132 votaram contra o reajuste e 11 se abstiveram de votar.
Moroni Torgan (DEM) Não
Chico Lopes (PCdoB) Sim
Aníbal Gomes (PMDB) Sim
Vitor Valim (PMDB) Não
Paulo Henrique Lustosa (PP) Sim
Moses Rodrigues (PPS) Não
Cabo Sabino (PR) Não
Gorete Pereira (PR) Sim
Ronaldo Martins (PRB) Não
Ariosto Holanda (PROS) Sim
Leônidas Cristino (PROS) Sim
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Não
José Airton Cirilo (PT) Sim
José Guimarães (PT) Sim
Luizianne Lins (PT) Não
Arnon Bezerra (PTB) Não


Via Sobral de Prima

Camilo fará concurso para 4.200 policiais


O secretário Delci Teixeira foi à Assembleia Legislativa explanar sobre os índices de segurança no Ceará e ações do Governo para conter a violência ( FOTO: JOSÉ LEOMAR )
O secretário de Segurança Pública do Ceará, Delci Teixeira, disse ontem na Assembleia Legislativa que o Estado vai fazer concurso público para contratar 4.200 policiais militares, nos próximos três anos, e que serão chamados policiais civis aprovados em concurso. Segundo ele, o governador receberá em dezembro as informações sobre a média salarial dos policiais do Nordeste para definir quando cumprirá promessa de campanha de igualar o soldo dos militares do Ceará a dos demais estados nordestinos.
O secretário demorou cerca de seis horas relatando sua atuação na Pasta nos últimos dez meses, ouviu críticas e respondeu questionamentos dos parlamentares. Delci reconhece que são elevados os números da violência no Estado, mas pondera que a Polícia tem o controle da situação, e a intensificação da parceria com a Polícia Federal e com os demais órgãos de Segurança têm sido importantes no combate às drogas e à entrada de armas pesadas no Estado.
O secretário reconhece a escassez de recursos, mas garante que os cortes determinados pelo governador Camilo Santana não prejudicaram ações da Segurança, pois foram inferiores aos das demais secretarias, ficando no nível das restrições financeiras impostas à Saúde e à Educação.
Um ponto destacado nas indagações dos deputados foi a chacina recente registrada em Fortaleza. Segundo Delci, o governador tem cobrado diariamente informações sobre o curso das investigações que estão a cargo da Controladoria, por conta do possível envolvimento de policiais militares. Promotores e policiais civis também estão investigando. Outro ponto batido pelos deputados foi quanto ao contingente da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Judiciais
O secretário anunciou que as questões judiciais, são responsáveis pelo atraso na convocação dos policiais civis aprovados no último concurso, já teriam sido resolvidas e, no dia 7 de janeiro, será iniciado o curso de formação dos 763 policiais civis, 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores. "Quando se fala em violência, sabemos que os números são altos, mas com o engajamento desses agentes concursados e os novos 4200 policiais militares que devem ser contratados nos próximos concursos, poderemos dar uma resposta mais efetiva", avaliou Delci Teixeira.
O secretário destacou que nos dez meses em que Camilo Santana está à frente do Governo, houve aumento no aporte de 1.022 policiais militares e 252 novos bombeiros. Além disso, 33 bombeiros e 202 policiais militares estão na Academia de Segurança Pública em curso de formação de oficiais. Delci Teixeira falou ainda que estão na fase final do curso de oficiais e devem tomar posse em breve 44 novos médicos legistas, seis peritos legistas, 23 peritos criminais e 65 auxiliares de perícia.
Outra preocupação do governo, segundo o secretário, seria o grande número de policiais que anualmente deixam a corporação. Delci afirmou que são cerca de 400 por ano os que terminam seu tempo de serviço e requerem a reserva. "Atento a isso, o governador Camilo Santana determinou que fizéssemos levantamento do efetivo total da Polícia Militar e acredito que, até o início de dezembro, possamos apresentar o resultado a ele para a partir daí tomar a decisão, inclusive da necessidade ou não de ampliar o efetivo neste momento", disse o secretário.
Bases no Interior
Delci destacou que, para garantir segurança no Interior, a Pasta alocou duas bases de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Ações Aéreas (Ciopaer) em Juazeiro e Sobral. Os planos são de mais duas bases: em Russas e em Quixadá. "Acreditamos que um dos instrumentos mais eficazes no combate à criminalidade é o helicóptero", destacou.
Outra ação do governo para a interiorização da segurança pública foi levar equipes do Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) para Sobral e Juazeiro. "Mas é preciso deixar claro que tanto o Ciopaer quanto às equipes do Raio devem atender às regiões e não apenas as cidades onde estão suas bases", relatou.
Uma das linhas de investigação para a chacina que vitimou onze pessoas na semana passada é que a ação pode estar ligada ao assassinato de um policial. Delci foi categórico ao afirmar que o caso está sendo investigado criteriosamente, assegurando que todos os envolvidos serão punidos, sendo policiais ou não. "Entregamos hoje (quarta) o inquérito à Controladoria Geral de Disciplina e posso assegurar que não teremos problema algum em punir os responsáveis, mesmo sendo policiais", garantiu.
Ele falou da preocupação da secretaria da Segurança em também dar atenção às famílias dos policiais vitimas da violência.
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Governo Federal autoriza pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses



O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 51 de 13 de novembro de 2015, autorizando o pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses.

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de novembro de 2015, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Município e quantidade de beneficiários:

Arneiroz ­ 952

Campos Sales ­ 1.807

Crateús ­ 4.752

Granja ­ 1.339

Groaíras ­ 683

Guaraciaba do Norte ­ 2.966

Ipaporanga ­ 1.105

Itapagé ­ 1.888

Itatira ­ 2.430

Mucambo ­ 1.224

Nova Russas ­ 1.437

Novo Oriente ­ 3.593

Parambu ­ 3.158

Potengi ­ 771

Tamboril ­ 2.149

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Governo Federal autoriza pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses

O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou hoje (16) no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 51 de 13 de novembro de 2015, autorizando o pagamento do Garantia Safra para quinze municípios cearenses. 

Os pagamentos serão realizados a partir do mês de novembro de 2015, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Município e quantidade de beneficiários:

Arneiroz - 952
Campos Sales - 1.807
Crateús - 4.752
Granja - 1.339
Groaíras - 683
Guaraciaba do Norte - 2.966
Ipaporanga - 1.105
Itapagé - 1.888
Itatira - 2.430
Mucambo - 1.224
Nova Russas - 1.437
Novo Oriente - 3.593
Parambu - 3.158
Potengi - 771
Tamboril - 2.149

Ministro Joaquim Levy diz que economia brasileira inspira otimismo


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste domingo (15) que a economia brasileira inspira “otimismo”. Segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso fazer o dever de casa, ou seja, aprovar o ajuste fiscal. Levy deu entrevista a jornalistas no fim do primeiro dia de reunião da Cúpula do G20, grupo que engloba as 20 maiores economias do mundo. A Cúpula do G20 ocorre em Antália, na Turquia.

O ministro disse que permanece no cargo “até segunda ordem”. E acrescentou: “Tenho respaldo da presidenta Dilma. Se estou aqui [na Turquia], não vim a passeio”.

Segundo Levy, “não há nada de errado” com a economia brasileira. Conforme disse o ministro, o otimismo se justifica pela baixa “alavancagem” (endividamento) das empresas e das famílias brasileiras. Ele disse que o governo tem “um pouquinho de alavancagem”, o que significa que teve de assumir dívida no mercado financeiro para cobrir suas obrigações. No entanto, conforme observou, esforços vêm sendo feitos pelo governo para diminuir o endividamento público.

Levy comparou a situação brasileira com alguns países desenvolvidos que tentam crescer, mas não conseguem, em razão do endividamento das famílias, das empresas e do governo.

“Que fazem os países desenvolvidos? Por que existem países que estão há oito sem conseguir crescer? Por que tem grande alavancagem. As famílias têm grande dívidas. Tudo segura. O Brasil não tem”, disse. 

Da Agência Brasil

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeitura de Catarina firma convênio com a FUNASA: vereador Francisco Augusto fala sobre o convênio e outras ações.

A informação foi confirmada pelo líder do prefeito na Câmara Municipal de Catarina, vereador Francisco Augusto durante seu pronunciamento. Segundo o vereador, o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Catarina e a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, visa a aquisição de veículos tipo caminhões caçambas basculantes para a coleta seletiva de lixo, demolição de casas de taipas e reconstrução em alvenaria e Kits Sanitários. Augusto também lembrou da reunião entre o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade com o senador Eunício Oliveira e o superintendente do DNOCS para perfuração de 30 poços profundos no município de Catarina

O vereador Francisco Augusto também destacou o piçarramento da estrada Catarina (sede) à Vila de Figueiredo passando pela Vila de São Gonçalo, e em breve o inicio da construção do piçarramento da estrada Catarina (sede) ao Sitio Fechado. Também foi destacado pelo vereador Augusto projetos e construções de sistemas de abastecimento de água, perfuração de poços profundos em parceira com os governos federal e estadual por meio dos projetos Água Para Todos e São José, e a participação da secretaria municipal de Agricultura de Catarina, associação e moradores das comunidades que participam  diretamente na elaboração dos projetos.


Fonte: Blog do Diomar Araújo

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Homenagem do Presidente João da Ematerce aos Estudantes

Aos Estudantes

Esse dia é somente seu!! Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos. O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidade. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade. É certo, então, que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar nesta data. Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Comitiva da Câmara Municipal de Catarina, participa de Capacitação realizada pelo TCM/CE

Comitiva da Câmara Municipal de Catarina Municipal de Catarina participou nos dias 16 e 17 de Junho de uma Capacitação realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará que convidou gestores, servidores e população em geral, para o Programa Capacidades: educação, participação e transformação, evento realizado no Campus do Instituto Federal da Cidade de Iguatu. A capacitação tinha como intuito oferecer mecanismos para a administração publica e cidadãos, como forma de orientar e tirar as duvidas sobe os mais diversos assuntos relativos a gestão publica.
Instrutor do Curso Prof. Rafael e os Vereadores Antonio Carlos 
com o Presidente João da Ematerce


Vereadores Fco. Augusto, Antonio Carlos e Virgilio neto

Auditório do IFCE- Iguatu

Auditório do IFCE- Iguatu

Auditório do IFCE- Iguatu

Auditório do IFCE- Iguatu
Fotos: Davidson Andrade (Secretário da Câmara)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Vereadores debatem segurança e a onda de assalto e violência em Catarina.

Foto: Valmir do Monte Alegre
Na sessão ordinária desse dia 12 os vereadores de Catarina discutiram sobre o uso de capacete na zona urbana do município e sobre a onda de assalto e violência quem vem acometendo a cidade, durante as discussões o Presidente Vereador João da Ematerce propôs que nos próximos dias haja uma reunião para que sejam tomadas providências para dar uma resposta à sociedade e que cada um traga propostas para uma solução real para acabar a onde de crimes que vem acontecendo nos últimos tempos.  
Na parte da explicação pessoal o assunto sobre segurança foi também o foco das discussões e cada vereador deu sua opinião e cobrou ações concretas para que o Catarinense sinta-se mais seguro já que segundo os próprios a população clama por uma resposta dos poderes, o Presidente João da Ematerce marcou uma reunião com os vereadores para o próximo dia 26 de Junho onde serão discutidas soluções para esse problema que assola o nosso povo que é a falta de segurança.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Aplicativo que ajuda a adicionar o 9º digito na sua agenda.

Cover artAs operadoras aproveitaram a mudança promovida pela Anatel para lançar aplicativos próprios que automatizam a inclusão do nono dígito. A recomendação é que cada cliente use o software da sua operadora, já que, além de inserir o “9”, eles podem adicionar o código de operadora para chamadas interurbanas.




Em todos eles, o processo é simples. Ao abrir o aplicativo, ele vai perguntar qual é o DDD local, para adicionar o dígito “9” também aos números sem DDD. Os softwares da Vivo, TIM e Oi dão a opção de acrescentar ou não o código da operadora. A Claro, pela Embratel, insere o código obrigatoriamente.
Vivo, Claro e Oi possuem versões do aplicativo para iPhone e Android. Na TIM, apenas o sistema da Google foi contemplado. Confira aqui os endereços dos aplicativos.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Prefeito Marcone Ferraz de Saboeiro visita Câmara Municipal de Catarina

Prefeito da Saboeiro Marcone Ferraz
O Prefeito de Saboeiro Marcone Ferraz em visita à Câmara Municipal de Catarina durante a sessão ordinária da sexta feira dia 29 foi recebido pelos vereadores da casa legislativa catarinense com elogios pela sua gestão frente à Prefeitura de Saboeiro, ao usar a tribuna o prefeito agradeceu a receptividade e falou sobre uma reunião em que esteve com o Governador Camilo Santana e reivindicou várias obras para o seu município e que como gestor disse ser um grande avanço estar participando do consórcio das policlínicas, sendo indagado pelos vereadores sobre vários assuntos como iluminação pública disse não ter aceito pois os recursos são poucos e que a prioridade é o bem estar do povo, o prefeito respondeu a todas as questões  com clareza e parabenizou os vereadores catarinenses pelo belíssimo trabalho à frete do legislativo.

Câmara aprova reajuste salarial dos profissionais do Magistério em 13,1% entre outros projetos de lei

A Sessão da  Câmara Municipal de Catarina​ desta sexta feira (29) contou com a visita ilustre de Vereadores dos Municípios de Acopiara e Saboeiro.
Do Distrito de Flamengo em Saboeiro o Vereador Mozer usou a tribuna e fez um convite aos Vereadores catarinenses para uma sessão itinerante da Câmara Municipal de Saboeiro que será realizada no distrito de Flamengo no sábado dia 30 de Maio.
O Vereador Mundoca do Distrito de São Paulinho, Município de Acopiara usou a tribuna para agradecer aos Vereadores de Catarina que sempre o recebem de braços abertos e também os convidou a fazer uma visita em breve.
No Expediente a apresentação do Parecer Nº 01/2015 da Comissão de Finanças e Orçamento "Processo Nº 2011.CAT.PCG.7764/12 -Prestação de Contas de Governo do Município de Catarina, referente ao exercício financeiro de 2011, de responsabilidade do Ex-Prefeito, Sr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues."
Na Ordem do dia: 
- Discussão para votação do Projeto de Lei Nº 01/2015 oriundo do poder executivo municipal, dispõe sobre a reorganização e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Catarina e dá outras providências;
- Discussão para votação do Projeto de Lei Nº 03/2015 oriundo do poder executivo municipal, dispõe sobre autorização do Poder Executivo a abrir adicional ao vigente orçamento, o crédito suplementar especial que indica e dá outras providencias;
- Discussão para votação do Projeto de Lei Nº 05/2015 oriundo do poder executivo municipal, versando sobre: Modifica e acrescenta dispositivos à lei Nº 264/1997, que versa sobre o Conselho Tutelar no Município de Catarina e dá outras providencias;
- Discussão para votação do Projeto de Lei Nº 06/2015 oriundo do poder executivo municipal, dispõe sobre altera a Lei Nº 370/08 de 31 de março de 2008, em sua tabela salarial do Magistério para vigorar em 2015 e dá outras providencias;
- Discussão para votação do Projeto de Lei Nº 07/2015 oriundo do poder executivo municipal, dispõe sobre a aprovação e implementação do Plano Municipal de Educação de Catarina para o decênio de 2015-2025  e dá outras providencias.
Todos os projetos foram votados e aprovados pelos vereadores presentes, destaque para o reajuste salarial dos profissionais do magistério que foi de 13,1% que é o piso nacional da categoria, por unanimidade os vereadores votaram a favor e segundo palavras do Presidente da casa o Vereador João da Ematerce "O professor é um profissional merecedor de toda e qualquer melhoria salarial pois esses profissionais formam cidadãos e os preparam para um país melhor e um povo mais cidadão.


Vice Presidente Vereador Reginaldo Gomes,
Presidente Vereador João da Ematerce e
o 1º Secretário Vereador Chagas da Santana
Vereadores Antonio Carlos, Francisco Augusto e Derval

Vereadores Tatá, Deca do Sindicato e os Vereadores Mundoca e
Mozer.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

ÁUDIO DO PRESIDENTE DA CÂMARA VEREADOR JOÃO DA EMATERCE NA ENTREGA DO MATADOURO


Por Diomar Araújo.

8ª sessão ordinária de 2015

Convidamos a toda a população de Catarina, para a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Catarina no ano de 2015, a se realizar no dia 29 de Maio de 2015, as 14:00 horas no plenário, Vereador José Rodrigues Irmão. Em pauta, Projetos e vários assuntos do interesse da população, 
A Sessão Ordinária é aberta ao publico e também será transmitida pela Rádio Nossa FM 88.7 e pelo Portal do Legislativo, na parte baixa do site, no endereço abaixo:
www.camaracatarina.ce.gov.br
Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo Municipal, exerça seu papel de cidadão.
Câmara Municipal de Catarina: Independência e Harmonia.

Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política.
O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.
A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário nesta terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado.
Fim da reeleição
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Durante a votação em plenário, os líderes de todos os partidos orientaram que os deputados das bancadas que votassem a favor do fim da reeleição.
Financiamento
Mais cedo, nesta quarta, a Câmara aprovou incluir na Constituição autorização para que empresas façam doações de campanha a partidos políticos, mas não a candidatos.

As doações a candidatos serão permitidas a pessoas físicas, que poderão doar também para partidos. O texto foi aprovado por 330 votos a favor e 141 contra.