Início

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Depois de 15 anos, Estado do Ceará volta a registrar caso de sarampo

Quando achava-se que a doença já havia sido erradicada, o Ceará volta a registrar caso de sarampo. A última ocorrência se deu há 15 anos (em 1999). A informação foi confirmada, ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).


Trata-se de um médico de 27 anos que trabalha em um hospital infantil da Capital. O profissional, que preferiu não se identificar, conta que não sabe como contraiu a doença, mas afirma que está com os sintomas desde o último dia 5. Inicialmente, desconfiaram tratar-se de dengue. Somente depois veio o a confirmação de sarampo.

O caso serve de alerta, especialmente porque Pernambuco, estado vizinho ao Ceará, vive um surto da doença. Paraíba, também vizinho ao Estado, também registrou casos. Ontem, a Sesa divulgou nota técnica de alerta para os profissionais de saúde sobre a detecção, diagnóstico e medidas de prevenção do sarampo. O órgão destaca que a principal forma de prevenção é a vacinação, através da tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário