Início

quinta-feira, 31 de março de 2016

Governo Federal deve anunciar reajuste de preços dos remédios nesta quinta-feira (31)


O governo federal deve autorizar nesta quinta-feira (31) o reajuste no preço dos medicamentos. A estimativa da indústria farmacêutica é que a alta seja de até 12,5%. Segundo o R7, se o índice se confirmar, será a primeira vez em uma década que remédios subirão mais do que a inflação (10,76%).

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) divulgou a estimativa no mês passado e o último dia de março é a data em que, tradicionalmente, o reajuste dos valores dos remédios é autorizado.

O Ministério da Saúde afirmou, na quarta-feira (30) que a autorização provavelmente sairia nesta quinta, com validade já a partir da publicação.

Para chegar ao percentual, o Ministério lconsidera o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a produtividade da indústria, o câmbio e o preço da energia elétrica, além de outros fatores. O diretor executivo da Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), Geraldo Monteiro, estima que o reajuste deve chegar às prateleiras das farmácias em até 15 dias.

"À medida que os medicamentos forem distribuídos com preço maior, deve haver reajuste. Em alguns casos, isso já pode ocorrer no primeiro dia. Mas, em geral, para atingir a maioria dos produtos, demora cerca de duas semanas", explica Monteiro, criticando o fato de o reajuste não ter sido divulgado antes.

A provável alta é fruto da crise econômica, afirmou Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma. "O cálculo do governo mostra com clareza que até a indústria farmacêutica, normalmente menos prejudicada por crises econômicas, está sendo atingida pelo momento difícil que o Brasil enfrenta".

quarta-feira, 30 de março de 2016

Equipe de Dilma discutiu proposta de convocar novas eleições gerais

Antes do agravamento da crise, a equipe da presidente Dilma Rousseff chegou a discutir uma proposta para salvar a petista do impeachment que passava pela convocação de eleições gerais no país.
A ideia foi levada por interlocutores do governo a ministros há cerca de um mês e meio, mas não chegou a ser apresentada formalmente a Dilma pelos idealizadores da estratégia.
Na época, a avaliação de alguns dos defensores da ideia era que a crise poderia piorar e tornar o impeachment da presidente um risco real. Daí, para evitar uma queda da petista, ela apresentaria a proposta de fazer uma eleição geral no âmbito federal, para presidente, deputados e senadores.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Mais de 80% dos açudes cearenses operam em situação crítica

Segundo informações do portal hidrológico do Ceará, atualizado neste domingo (20) pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh-CE), 127 açudes cearenses estão operando com volume inferior a 30% da capacidade máxima
A situação é crítica, visto que um total de 153 açudes são monitorados. Ou seja, 83% dos açudes no Estado estão com seus reservatórios em alerta de baixo funcionamento.
O maior açude do Ceará, o Castanhão (região do Médio Jaguaribe), opera com apenas 9,54% de sua capacidade total (6.700 hm³). Outros que estão na mesma situação: Trussu (Alto Jaguaribe), com 21,72%; Cedro (em Quixadá), com apenas 0,51%; e o Édson Queiroz (Vale do Acaraú), com 14,64%. 
Castanhão  
Localizado no município de Alto Santo (CE), distante 230km da capital, o açude Castanhão já chegou a funcionar com 97,82% (6.554 hm³) de sua capacidade, em 16 de maio de 2009. 
A partir do dia 19 de junho de 2011, há quase cinco anos, o Castanhão seguiu em queda constante (confira o gráfico abaixo, gerado pela Cogerh). Nesta data, o açude operava com 5.543 hm³, 82,73% da capacidade total.
Há um ano, dia 20 de março de 2015, seu volume era de 1.513 hm³ (22,59%), mais que o dobro da marca atual (639 hm³; 9,54%). A queda foi de 13,05%.

A oscilação negativa continua. De 1º de janeiro deste ano até hoje, a queda foi de 1,53%. 
Fonte: Diário do Nordeste

Marina lidera em todos os cenários na disputa presidencial para 2018

A ex-senadora Marina Silva (Rede) aparece na liderança nas intenções de voto para a Presidência da República em 2018 e tem entre 21% e 24% da preferência, dependendo de quem for o candidato do PSDB, aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (20).
Marina, o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os nomes mais citados para a eleição de 2018. Considerando a margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três aparecem empatados quando confrontados entre si.
Entre a pesquisa realizada em fevereiro e a da semana passada, o ex-presidente Lula é quem mais sofreu com o cenário político do país. Em todas as simulações em que a disputa envolve Marina e um tucano, Lula perdeu pontos além da margem de erro, na comparação com a pesquisa anterior.
Veja os números publicados na Folha de S. Paulo.
CENÁRIO 1 (Com Aécio Neves)
Marina Silva - 21
Aécio Neves - 19
Lula - 17
Bolsonaro - 6
Ciro Gomes - 6
Luciana Genro - 3
Eduardo Jorge - 2
Ronaldo Caiado - 2
Michel Temer - 1
CENÁRIO 2 (Com Geraldo Alckmin)
Marina - 23
Lula - 17
Alckmin - 11
Ciro Gomes - 7
Bolsonaro - 6
Luciana Genro - 3
Eduardo Jorge - 2
Michel Temer - 2
Ronaldo Caiado - 1
CENÁRIO 3 (Com José Serra)
Marina - 24
Lula - 17
Serra - 13
Ciro Gomes - 7
Bolsonaro - 7
Luciana Genro - 3
Eduardo Jorge - 2
Ronaldo Caiado - 2
Michel Temer - 1
CENÁRIO 4 (Com os três tucanos)
Marina - 17
Lula - 17
Aécio - 14
Sérgio Moro - 8
José Serra - 6
Jair Bolsonaro - 5
Ciro Gomes - 5
Geraldo Alckmin - 5
Luciana Genro - 3
Eduardo Jorge - 1
Ronaldo Caiado - 1
Michel Temer - 1
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 17 e 18 de março de 2016, com 2.794 entrevistados em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Presidente da Câmara participa do Programa Mais Capacidades em Iguatu

O Presidente da Câmara Municipal de Catarina, João da Ematerce, juntamente com o Secretário Parlamentar do Legislativo,  Davidson Andrade, participaram do Programa Mais Capacidades, com o tema: orientar, agir e prevenir, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, nos dias 16 e 17 de março de 2016, na cidade de Iguatu.
O programa supramencionado consiste em promover a capacitação dos gestores e servidores públicos dos Poderes Executivos e Legislativos municipais, com o foco em áreas essenciais na condução da administração pública, além de orientações quanto à preservação do patrimônio público e cumprimentos dos procedimentos e obrigações legais vigentes a serem observadas no momento de transição do governo.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Parabéns Vereador Deca do Sindicato!

Tenha certeza na força que reside dentro de você e todas as coisas se encaminharão da melhor maneira possível. Dê um largo sorriso de confiança e tranquilidade e entregue nas mãos de Deus a solução dos seus problemas.
Nós acreditamos que todos os nossos caminhos nos levam para uma conquista maior, queremos que os belos acontecimentos surpreendam você a cada dia, para que sinta o valor infinito e maravilhoso de viver, e dessa forma caminhar para frente na linha do horizonte em direção à luz da felicidade.
Hoje é o seu aniversário, um dia para marcar a sua vida, seus momentos e seus instantes. Os amigos são as molas propulsoras que nos impulsionam as conquistas! Nós queremos muito que você seja feliz em todas as coisas que se dispuser a realizar. Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!
São os Votos do Presidente Ver. João da Ematerce e todos que fazem o legislativo Catarinense...

quarta-feira, 9 de março de 2016

Dilma aceita oferecer ministério a Lula para evitar prisão na Lava Jato; petista resiste




A presidente Dilma Rousseff topou oferecer um ministério a Lula para evitar que ele possa ser preso na Lava Jato por uma decisão de Sergio Moro. Ministros do círculo próximo tanto da petista quanto de seu antecessor entraram numa verdadeira operação nesta terça-feira para convencê-lo a aceitar a oferta. No centro do governo, há fortes temores de que a operação possa tentar levar Lula à prisão. Até o início da noite, antes portanto do jantar no Alvorada, ele ainda resistia à ideia.
O desespero com os desdobramentos da Lava Jato e com a falta de perspectiva na economia é tão grande que surge no Congresso pressão para que Dilma convoque um conselho com representantes dos três Poderes, nos moldes do “Conselho da República”.
Previsto na Constituição, o colegiado incluiria Executivo, Legislativo e sociedade civil, mas não o Judiciário, o que, aos olhos do Congresso, é crucial para impor limites à Lava Jato.
Congressistas afirmam que a condução coercitiva de Lula mostrou que estão todos vulneráveis. A avaliação é que a “República está dormindo de sapatos” e que Dilma foi engolida pela Lava Jato. “Será melhor trocá-la”, defende um político.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Governo do Estado do Ceará envia equipe de agentes de endemias para o município de Catarina.

Fotos enviadas por Aglayrton Guedes (coordenador municipal de Endemias) e Valéria Rodrigues (sec. Mun. de Saúde.)

O Governo do Estado do Ceará por meio da secretaria estadual de Saúde e da 18ª Celular Regional de Saúde de Iguatu, enviaram na última quinta-feira (3), para o município de Catarina  10 agentes de endemias com bombas costais e dois carros de apoio para realização dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypiti transmissor da Dengue, Zika  vírus e febre chikugunya.

Os agentes de endemias do estado estão realizando os trabalhos com apoio da Prefeitura Municipal de Catarina, secretaria municipal de Saúde e supervisionado pelo coordenador municipal de Endemias, Aglayrton Guedes. Em Catarina nos primeiros dois meses do ano já  foram registrados 47 casos confirmados de Dengue. 12 caso e janeiro e 35 em fevereiro, segundo Boletim Epidemiológico da secretaria de Saúde do Estado do Ceará. 

 

FONTE: Blog do Diomar Araújo

sábado, 5 de março de 2016

Parabéns Vereador Reginaldo Gomes...

Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos,
o quanto somos querido neste mundo que vivemos.
É muito bom saber, que os anos vão, a idade chega,
e você sempre continua o mesmo,
sempre com o mesmo sorriso,
sempre com a mesma alegria de viver.
Parabéns e muitas felicidades a você,
que com esse seu jeitinho, consegue transmitir toda a alegria, para fazer uma pessoa feliz.
Que neste aniversário,
você consiga descobrir muito mais ideais, do que aqueles já conseguidos, e fazer disso uma lição de vida.
Desejo a você tudo de ótimo que a vida pode lhe oferecer,
porque você merece!!!
UM SUPER FELIZ ANIVERSÁRIO
SÃO OS VOTOS DO PRESIDENTE VER. JOÃO DA EMATERCE E TODOS QUE FAZEM O LEGISLATIVO CATARINENSE

terça-feira, 1 de março de 2016

Chuvas escassas de fevereiro causam perda total do plantio

Agricultor aponta para o céu à espera de chuvas fortes, que contrariem as previsões até aqui corretas divulgadas pela Funceme ( Foto: Honório Barbosa )
No dizer dos produtores rurais, o Ceará enfrenta duas secas neste ano: uma referente à perda do plantio, que já é total, e a outra da escassez de água para o consumo humano e animal. Na verdade, o Estado caminha para o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média. A estiagem castiga o sertão, arranca lágrimas de agricultores idosos, deixa a terra árida, as folhas de milho, feijão e capim murchas, mata a lavoura e invade de desespero o coração do sertanejo.
"Está tudo perdido, não há mais o que se fazer", diz o agricultor, Manoel Benigno Uchoa, 75 anos, morador do sítio Croatá, na zona rural deste município, na região Centro-Sul do Ceará. Nos últimos 40 dias, ele mantém a rotina de caminhar diariamente de casa para o roçado de milho e feijão para fazer o serviço de roço e combater o ataque de lagartas. "Este mês de fevereiro foi ingrato. Não caiu uma gota d'água. Nunca vi uma coisa assim. Antes a seca era só de um ano, dois e a chuva voltava".
Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o mês de fevereiro termina com o registro de chuva bem abaixo da média - 43,2%. Para o período eram esperados 118.6mm, mas choveu somente 67.4 São dados parciais, pois este ano é bissexto e o mês termina hoje, mas a estatística reflete toda a tendência da escassez de chuva que castigou o sertão cearense no primeiro mês da quadra invernosa (fevereiro a maio).
Para o próximo trimestre, as previsões não são nada animadoras. O fenômeno El Niño permanece influenciando a quadra invernosa no Semiárido, afastando a ocorrência das chuvas. A temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico também está desfavorável. "Deveria estar mais aquecida, no Atlântico Sul", observa o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
A análise de vários modelos e dos dados meteorológicos levou a Funceme a ampliar de 65% para 70% a chance das chuvas ficarem escassas nos próximos três meses. "O cenário é desfavorável", disse Fritz. "Infelizmente, estamos caminhando para o quinto período de seca". O El Niño permanece intenso e só deve refluir a partir de maio, mas já não é mais período de chuvas no sertão cearense.
"Podem ocorrer eventos isolados de chuva ou quem sabe outro sistema passar a atuar e trazer precipitações, pois as condicionantes do Atlântico mudam com mais rapidez, mas isso é pouco provável", sentencia Fritz. Afinal, a Funceme não previu a ocorrência de intensas chuvas na segunda quinzena de janeiro passado, mas elas vieram com tudo.
Grãos murcharam
A área de dois hectares de milho e feijão cultivada no fim de janeiro por Manoel Benigno é um retrato de milhares de roças no sertão cearense. Os grãos murcharam e se perderam. "Está tudo perdido", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva. "Em algumas áreas, o feijão ainda se sustenta mais três, quatro dias, mas se não chover logo, não há o que se fazer".
A preocupação a partir de agora não é mais com a lavoura das culturas de subsistência. Depois de cinco anos de safra perdida, os agricultores estão desmotivados, sem esperança e sem coragem de fazer um novo cultivo se houver retomada das precipitações. Tiveram prejuízo no primeiro roçado. "O temor é com a falta de água para os bichos, para a gente mesmo", disse o produtor, André Ferreira, da localidade de Gadelha. A maioria dos pequenos e médios açudes permanece sem água. "Aqui ninguém pensa mais em agricultura, está tudo acabado, é mais barato comprar feijão, arroz e milho do que plantar, a nossa luta é para conseguir água".
ENQUETE
Ainda há chance de salvar a lavoura?
"Não há mais o que fazer no campo. Plantamos, limpamos o roçado, mas a seca castigou mais uma vez a plantação; as folhas estão murchando, a lagarta atacou e a terra secou. Tudo se perdeu ou está se perdendo"
Luis Ferreira - Agricultor
"O plantio de milho já está todo perdido. Parte do feijão ainda pode ir para frente se chover até quarta-feira. Quem plantou em janeiro perdeu tudo, porque as chuvas não vieram em fevereiro"
Manoel Benigno Uchoa - Agricultor
Fonte: Diário do Nordeste